sexta-feira, 3 de maio de 2013

DEPUTADO SÉRGIO AGUIAR TENTA INCLUIR URUOCA NO SEMIÁRIDO CEARENSE

    Com o objetivo de garantir mais benefícios financeiros e sociais, a Assembleia Legislativa está tentando incluir mais 20 municípios cearenses na área do semiárido brasileiro. Atualmente, apenas 150 das 184 cidades do Estado são considerados como integrantes dessa região. 
   Segundo o 1º secretário da Casa, deputado Sérgio Aguiar (PSB), que está à frente dessa articulação, a ideia é fazer com que o Ministério da Integração Nacional reavalie os critérios estabelecidos, em 2005, para que uma cidade possa fazer parte do semiárido.
   O deputado afirmou que, na semana passada, foi a Brasília, onde conversou com técnicos do Ministério da Integração, pedindo que reavaliassem os índices de aridez do solo e de pluviosidade - principais critérios de seleção para fazer parte do semiárido. O pessebista afirma que apresentou estudo da consultoria legislativa da Assembleia mostrando que, se o índice pluviométrico mínimo for aumentado dos atuais 800 para 1,2 mil milímetros, 20 municípios cearenses, a maioria do litoral, podem ser incluídos no semiárido.
  Caso sejam incluídos, Sérgio Aguiar afirma que esses municípios terão uma série de benefícios, como desconto no pagamento de empréstimos concedidos pelo Banco do Nordeste (BNB). 
   "O que eu quero é corrigir essa injustiça, porque, por exemplo, o município de Senador Sá está incluído na área do semiárido, mas Uruoca, que é vizinho, não. Com isso, o agricultor daquele município tem direito a uma série de benefícios que o do município vizinho, que vive a mesma realidade, não tem", justifica Aguiar.
   O parlamentar informou que os técnicos do Ministério da Integração se comprometeram a fazer uma análise técnica, mas não deram previsão de resposta. Ele garantiu ainda que vai procurar o ministro da Integração, Fernando Bezerra, para pedir uma "análise política" do fato.
com informações do DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário