A
Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, conhecida como
Prova ABC, revela que 43,9% das crianças brasileiras que concluíram o
3º ano do ensino fundamental não atingiram o nível de leitura esperado e
46,6% delas não aprenderam a escrever de forma adequada ao nível de
ensino. A prova, realizada pela primeira vez em todas as capitais do
país, foi aplicada em escolas públicas e privadas no 1º semestre deste
ano e mostrou que mesmo nas particulares nem todos os alunos atingem
100% de aproveitamento. Na rede particular, o percentual alcançado pelos
estudantes foi de 79% de leitura e 86,2% de escrita.
“Nenhuma criança pode concluir esse período, chamado de ciclo de alfabetização, sem estar plenamente alfabetizada. O que a prova mostra é que estamos ampliando a desigualdade educacional, já que muitos alunos não têm as ferramentas básicas para os anos seguintes”, concluiu Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação, que realizou o exame em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“Nenhuma criança pode concluir esse período, chamado de ciclo de alfabetização, sem estar plenamente alfabetizada. O que a prova mostra é que estamos ampliando a desigualdade educacional, já que muitos alunos não têm as ferramentas básicas para os anos seguintes”, concluiu Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação, que realizou o exame em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
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