sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ESTUDANTES DA UVA PROTESTAM POR VOTO DIRETO EM ELEIÇÃO DE REITOR

Reações: 
  Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú decreta dois dias de recesso, 14 e 15 de fevereiro na Universidade, e marca a eleição pra Reitor no dia 15, com uma universidade totalmente esvaziada. E NINGUÉM ENTRA SE O NOME NÃO ESTIVER NA LISTA ... Lista essa entregue aos vigilantes onde só quem pode entrar nesses dias dentro da universidade são os nomes ditos pela reitoria !!!  
   Em nota, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) defende maior participação dos estudantes na eleição para reitor da entidade. No documento, os estudantes defendem a mudança do estatuto “dando assim o direito do voto direto para que toda a comunidade acadêmica possa eleger o reitor de forma mais democrática”. Leia a seguir a íntegra da nota:
   “Nós, do DCE dos Estudantes, ao avaliarmos como vem sendo realizado o processo de eleição para Reitor de nossa Universidade e entendendo que são diversos os processos que acontecem nas universidades brasileiras, compreendemos que é chegada a hora de nós, Estudantes, termos maior participação, para que possamos votar diretamente no projeto mais avançado e as demandas prioritárias possam ser utilizadas mais corretamente.
  É preciso entender que a partir do decreto de 2005 do então governador Lucio Alcântara, que modificou o Estatuto no seu artigo 45 que fala de eleição, que ao invés de dar mais democraticamente o direito de voto aos Estudantes, resolveu colocar nas mãos do colegiado. Nós Estudantes temos clareza e autonomia para dizer que essa NÃO é pra UVA o melhor processo para eleger o seu reitor. 
   Nesse sentido, o Diretório Central dos Estudantes se posiciona contra esse modelo e luta para que possamos mudar o estatuto em favor dos Estudantes, dando assim o direito do voto direto para que toda a comunidade acadêmica possa eleger o reitor de forma mais democrática.
  
   É hora de arregaçarmos as mangas e lutar pra conquistarmos o direito do voto, não com formulas mágicas e sim com um forte Movimento Estudantil, que seja combativo, democrático e que represente todos os Estudantes. Para isso, é necessário unidade do conjunto dos Estudantes, dos sindicatos de docentes e associações pra fortalecer a luta; as três classes unidas com um único objetivo, com metas e muito debate; podemos sim, transformar esse sonho em realidade.
Amanda Oliveira - Presidenta do Diretório Central dos Estudantes - UVA (Gestão 2012/2013)"
 Equipe de reportagem da televisão entrevistando professores e alunos na manifestação que ocorreu em frente a Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
  
Texto e Fotos: Sobral em Revista e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário