segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PARAGUAIO QUE MORREU NO INCÊNDIO SERÁ ENTERRADO EM ASSUNÇÃO

    O estudante universitário paraguaio que morreu no incêndio na boate em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na madrugada de domingo (27), será enterrado em Assunção.  Segundo o Consulado do Paraguai, em Porto Alegre, o estudante cursava zootecnia no município gaúcho e havia se mudado para a cidade no fim de 2011. A previsão do consulado é de que o corpo da vítima seja liberado ainda nesta segunda-feira (28).
  De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos 231 pessoas morreram e mais de 130 ficaram feridas após o incêndio.
Um outro estudante paraguaio também estava na boate no momento do incêndio, porém ele está fora de perigo.
   Ainda segundo os bombeiros, o incêndio começou por volta das 2h30 durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico. Segundo relatos de testemunhas, faíscas de um equipamento conhecido como "sputnik" atingiram a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, dando início ao fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos.
   O fogo provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. A festa "Agromerados" reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de pedagogia, agronomia, medicina veterinária, zootecnia e dois cursos técnicos.
Pelo menos 101 das vítimas identificadas eram estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, segundo informou a instituição em sua página na internet. O comandante do Corpo de Bombeiros da região central do Rio Grande do Sul, tenente-coronel Moisés da Silva Fuch, disse que o alvará de funcionamento da boate estava vencido desde agosto do ano passado.
  Em nota, a direção da boate classificou o ocorrido como uma "fatalidade". De acordo com o texto, a empresa está em "situação regular" e se coloca à disposição das autoridades. "A BOATE KISS, por sua direção, vem a público manifestar a todas as famílias das vítimas o seu maior sentimento de dor e de solidariedade em decorrência da lamentável tragédia, ocorrida nesta madrugada, nas suas dependências. A bem da verdade diante dos inúmeros boatos a respeito do ocorrido deseja esclarecer que a situação da empresa se encontra regular, contando com todos os equipamentos previsíveis e necessários  para o sistema de proteção e combate contra o incêndio, aprovado pelo Corpo de Bombeiros, adequado às necessidades da casa e de seus frequentadores", diz um trecho da nota.

Providências no Paraná
   Em virtude da tragédia, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), anunciou no domingo que irá realizar uma reunião na Secretaria Municipal de Urbanismo nesta segunda-feira (28) para analisar e rever os procedimentos de concessão de alvará para casas noturnas.
   O Governo do Paraná disponibilizou um helicóptero e uma aeronave para auxiliar no transporte de vítimas da tragédia. O governador Beto Richa (PSDB), pelo Twitter, confirmou que equipes médicas do estado serão disponibilizadas para o Rio Grande do Sul.
   Um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foi liberado para auxiliar no atendimento. O equipamento, que integra um convênio entre o Estado e o Governo Federal, costuma fazer o atendimento pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) na Região Metropolitana de Curitiba.
Via: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário