segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

BRASIL SOLIDÁRIO: SANTA MARIA JÁ RECEBEU MAIS DE 4,8 TONELADAS DE DOAÇÕES, DIZ SECRETARIA

   Mais de 4,8 toneladas de materiais hospitalares já foram encaminhados para Santa Maria para dar suporte ao atendimento dos feridos no incêndio na boate Kiss durante uma festa universitária no domingo (27), informou a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul. Deste material, 3,6 kg foram transportados em dois voos da Força Aérea Brasileira. A tragédia matou 231 pessoas.
   Segundo o órgão estadual, ainda durante a madrugada o primeiro voo chegou do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com 850 kg de materiais hospitalares, e passou por Porto Alegre antes de seguir até a cidade.
   Os aviões da FAB encaminharam o restante dos donativos, provenientes do Grupo Hospitalar Conceição e dos estoques da Secretaria da Saúde. O primeiro deixou a capital gaúcha ainda durante a madrugada com 2,5 toneladas de material doado, e o segundo embarcou por volta das 12h e aterrissou ainda antes das 13h, com carga de 1,6 tonelada. Foram levados medicamentos, soro fisiológico, material para curativos, sondas, cateteres, equipamentos de gasometria e respiradores.
   "Ontem enviamos respiradores artificiais. O material chegava de vários hospitais. A Secretaria (da Saúde) pedia, conforme a necessidade. Juntamos e priorizamos o transporte. Foi em um avião Bandeirante", explicou o tenente-coronel Carlos Alberto Selistre, do Batalhão de Aviação da Brigada Militar.
   Ainda foram encaminhados a Santa Maria outros donativos, em aviões e helicópteros da Brigada Militar que retornavam após levar pacientes para serem atendidos em Porto Alegre.   
   "Quando o veículo pousava com pacientes, ia depois para o aeroporto, para ver o que precisaríamos transportar para lá. Utilizamos o máximo que deu", explicou o oficial, que ainda não tem uma contagem do material total que já foi enviado.
Via: G1/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário