sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

URUOCA REALIZA SEMINÁRIO MUNICIPAL DO PROGRAMA BIODIESEL


No dia 04/12/2012 foi realizado o Seminário Municipal do Programa Biodiesel em Uruoca.

Estiveram presentes 120 pessoas entre elas, agricultores do município e visitantes de Viçosa, autoridades locais, representantes comunitários, o coordenador do Biodiesel, Renato Gurgel; o Coordenador Estadual da SDA, Carlos Alberto.

Teve inicio com o lanche, logo em seguida a composição da mesa. O técnico do Programa Biodiesel de Uruoca, Eugenio Filho, realizou uma apresentação com explanação de ações e resultados do Programa no município de Uruoca. Enfatizou os avanços e a aceitação do Programa. Destacou também o vídeo da reportagem veiculada nos Programas NE Rural e Globo Rural, no ano de 2011, o ano em que a safra no município foi bem significativa, ressaltou o grande potencial existente no município clima e solo e principalmente os agricultores querem crescer junto com o programa Biodiesel.

Para finalizar sua fala deixou uma mensagem para os agricultores nossa principal parceria é com vocês, agricultores familiares, pois o êxito do programa foi resultado do empenho, dedicação, esforço e comprometimento de todos, mesmo diante das dificuldades e adversidades sempre lutaram em busca de melhorias pessoais e coletivas.

Em seguida o Coordenador da SDA, Carlos Alberto, explanou as ações do Programa no Estado do Ceará, bem como da continuidade do Programa no município, no entanto, a empresa que prestará assistência técnica ainda não esta definida.

Dando continuidade a fala foi aberta ao público. Então os agricultores esclareceram algumas duvidas, principalmente em relação ao atraso no pagamento de incentivos, pois o ano já está encerrando e muitos deles não receberam sequer a primeira parcela. Carlos Alberto falou que todos os incentivos seriam pagos até dia 20 de Dezembro inclusive para aqueles agricultores que não disponibilizarem de contas.

Foi bastante discutido a questão de mudança de acompanhamento dos técnicos, pois segundo os agricultores todos os técnicos já têm experiência e foram os maiores incentivadores para o bom êxito do Programa do município. O presidente do Sindicato de Uruoca divulgou que fará uma manifestação por escrita com as assinaturas dos agricultores presentes e encaminhará para o Secretário de Agricultura do Estado, Dr. Nelson Martins, para que o mesmo dê uma força em relação à permanência dos técnicos do Instituto Agropolos.

O Secretário de Agricultura do município enfocou também a questão da Assistência Técnica continuada, já que os técnicos vêm realizando um bom trabalho assistencial aos produtores da mamona em Uruoca e que uma mudança agora seria uma quebra de continuidade.

Por último, o coordenador Regional do Programa Biodiesel, Renato Gurgel, agradeceu a todos os parceiros, pelo apoio durante todas as safras. Agradeceu especialmente aos agricultores pelo empenho, fazendo com que o município se tornasse referencia na região e destaque em nível nacional. Destacou também que o Programa não estaria dando um ponto final, apenas o Instituto Agropolos não será a empresa na qual prestará assistência técnica na próxima safra, que ainda não foi definido qual será a empresa que o fará.

Por fim, foi servido um almoço para todos os presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário