quinta-feira, 8 de setembro de 2011

TECNOLOGIA: Controle remoto mental para TV é apresentado na IFA 2011



  O mapeamento cerebral para controle de itens externos não é exatamente algo novo. Já temos controles que se conectam à cabeça para movimentar objetos baseado nas ondas cerebrais, que desenham padrões para certos programas, por exemplo. Eles são usados em diversas áreas, de games à medicina, onde esta pode auxiliar pessoas tetraplégicas a se comunicarem. Mas um novo uso para esse tipo de gadget foi demonstrado durante a IFA desse ano: o controle mental que substitui o controle remoto físico.


   Criado por uma empresa chamada Haier, o controle se chama The Brain Wave e tem como objetivo deixar os donos de TVs ainda mais grudados no sofá, já que torna desnecessário o controle remoto.
   Por enquanto, segundo o pessoal do Engadget, que testou o Brain Wave na IFA, ele é um pouco desconfortável de usar, mas funciona de maneira bem simples. O usuário precisa estar, ao mesmo tempo, “concentrado e sem foco”, algo que é difícil de conceber com palavras, mas é bem fácil de entender ao vivo, segundo descreveu o site.
   Ele está por enquanto na fase de protótipo, mas a empresa espera que no futuro ele permita que seus usuários troquem canais ou regule o volume da TV. Até lá, quem quiser fazer isso vai precisar continuar apertando os botões do seu controle. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário