quinta-feira, 18 de agosto de 2011

INTERNET: Três vezes mais popular no Brasil, Facebook cola no Orkut em julho


  Acabou. O Facebook colou no Orkut em julho e está a apenas 200 mil visitantes únicos de se tornar a rede social mais popular do Brasil.
  Os números do Ibope Nielsen Online mostram que, no mês passado, 29 milhões de brasileiros acessaram o serviço do Google, contra 28,8 milhões do Facebook.
  A liderança do Orkut no Brasil, sustentada há sete anos, está prestes a terminar. Nem o mais otimista fã de Mark Zuckerberg poderia prever o fôlego do Facebook por aqui no último ano.
  Em maio de 2010, eram 10,7 milhões de brasileiros no Facebook. A briga era então com o Twitter. Desde lá, o Facebook deixou o serviço de microblog para trás e triplicou de tamanho. Não houve site que tenha se tornado mais popular no Brasil nos últimos dois anos.
  Os números do Ibope Nielsen Online contemplam acessos feitos a partir de conexões domésticas ou corporativas – LAN houses não são consideradas na conta. Isto quer dizer que a gordura do Orkut é maior?
  Difícil dizer, principalmente pela queda na popularidade das LAN houses em razão do barateamento da banda larga doméstica, algo já discutido aqui no Tecneira. É difícil também cravar que o Orkut é imensamente mais popular que o Facebook aí. Já foi.

Pior: há uma clara diferença demográfica entre quem acessa um e quem acessa outro. Os dados do Ibope mostram que o Orkut é forte entre mulheres jovens e de baixa escolaridade. Já o Facebook é o líder entre quem tem mais de 21 anos.
   Julho é o mês de férias escolares. Historicamente, a rede social do Google sempre teve um fôlego extra no mês. Mesmo assim, ela continuou a perder terreno para o Facebook neste ano. Em agosto, com a volta das aulas, este fôlego não deve existir.
  Considere isto junto à escalada explosiva do Facebook no último ano e você entenderá o veredicto que abre o post. As dezenas de mudanças lançadas ou o investimento em transmissões ao vivo parecem que não foram suficientes. A liderança do Google entre as redes sociais no Brasil está por um fio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário