segunda-feira, 6 de junho de 2011

VEJAM O COMENTÁRIO DE KILSEM NO POST SOBRE O FESTIVAL 2011

Propostas do prefeito nas campanha eleitorais em 2008
OLÁ FELIPE E DEMAIS AMIGOS URUOQUENSES!
  Os comentários postados neste blog acerca do festival de quadrilhas e a fotografia dos compromissos de campanhas do Prefeito de Uruoca são verdadeiros e adequados para o momento que atualmente vivemos na política de Uruoca.
Os compromissos assumidos e explicitados durante a última campanha eleitoral para os cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador, estão sendo rasgados diante da população de Uruoca.
Entristece-me muito fazer tais comentários, afinal, pessoalmente ajudei a construir todos esses compromissos. Mas, tenho a convicção de que as pessoas que foram enganadas e traídas, as quais me incluo, no momento oportuno demonstrarão a sua insatisfação.
No tocante ao festival de quadrilhas e festival da canção a frustração ainda é muito maior, principalmente pelo festival de quadrilhas que se aproxima que sem dúvida, diante dos últimos fatos, será o pior de sua história.
Desde o ano de 2009, primeiro ano da atual administração, esses dois importantes festivais, que ao longo de sua existência, ganharam prestígio na região norte, vêm em verdadeiro processo de decadência.
Diante dos fatos ocorridos nos dois últimos anos e das mentiras já ventiladas na véspera do festival de 2011, em relação aos festivais de Uruoca, que vão desde mentiras em relação às atrações, falta de organização, som e arquibancadas de qualidade ruim, problemas de divulgação, falta de engajamento de equipe e da própria população, falta de investimento público, improviso e de outros problemas visíveis por todos, só nos resta fazer a conclusão de que, ao invés de melhorar essas festas populares, a atual gestão tem como propósito desprestigiar, piorar e por fim, acabar com esses eventos culturais que enchem de orgulho todos os uruoquenses.
Mas, o que é ainda muito pior é viver na atual realidade de Uruoca, ouvindo mentiras absurdas e justificativas sem nexo com a realidade, onde, pessoas sem coerência e despreparadas, tentam de todas as formas calar o povo, em especial a juventude, com opressão e com mentiras, enfim, com práticas ditatórias, onde, se tentam a todo custo, encobrir a realidade, cada vez mais distante dos discursos oficiais.
Todos os uruoquenses que estavam presentes na praça de eventos no ano passado, são testemunhas e lembram-se da palhaçada dita pelo locutor oficial e por pessoas de cargos de primeiro escalão da atual gestão, onde, corriqueiramente de minutos em minutos, anunciavam que seria revelada uma grande surpresa.
A surpresa, depois de revelada, já se tornou uma grande frustração. Afinal, não tinha nada a ser revelado que interessasse ao público do festival de quadrilhas. Mas, em meio à grande mancada, em anunciar algo que não interessava a ninguém, mentes brilhantes e perversas, tiveram uma grande idéia, quando mandaram a deputada Gorete Pereira e o atual Prefeito fazerem o anúncio da banda Aviões do Forró para o festival de 2011.
A deputada Gorete Pereira, mesmo sem que o povo saiba, cumpriu a sua promessa e mandou dinheiro suficiente para que, neste ano a banda Aviões do Forró fosse contratada.
Mas, segundo informações, a banda Aviões do Forró não vem para Uruoca no festival de quadrilhas de 2011, sendo substituída, por atrações pífias, sem nome e de qualidade ruins.
È triste e doloroso avisar, mas, diante dos fatos, em matéria de cultura a Uruoca já parou e inclusive se encontra a reboque do prestígio alcançado durante a história dos grandes festivais passados.
Por fim, agradeço pelo espaço concedido e desejo-lhe votos de muito sucesso a você Felipe e a todos que visualizam esta página.  KILSEM
Comentários
4 Comentários

4 Comentários:

  1. Deveríamos chorar, vibrar, ou lamentar por um desabafo tão "sincero" de um rapaz que caracteriza "cultura" um festival dantes tão relevante e hoje tão deplorável.
    Ânimo caríssimos conterrâneos, pois de pão e circo o nosso país já está cheio. Precisamos de educação de verdade, de pessoas de caráter, de agricultura. Não é só de festa, que se alimenta o espiríto de um povo. Alimenta-se principalmente de honra, caráter e humanidade. Olhemos as nossas crianças, sem lazer, sem educação, mas quando falo de lazer, falo de lazer pra crianças, em equipamentos públicos dignos e adequados a população. Olhemos nossos jovens, se perdendo na bebida, nas drogas, na ociosidade, ociosidade essa causada, pelo "pão e circo" que há anos nossos governantes tanto valorizaram, olhemos principalmente aos mais velhos, aos que já produziram tanto, e hoje estão desprezados, entregues as lembranças de um tempo, em que caráter, era tudo na vida de um homem.
    Parabenizo o Sr. Kilsen, que soube reconhecer sua mea culpa, em uma situação que tão bem soube defender.
    Mas, que tal, usarmos este espaço, para construir idéias e ações em torno de uma cidade sustentável, sem extrativismo inrresponsável das nossas matas, sem descriminalização das profissões nobres dos nossos conterrâneos, sem hipocrisia, e principalmente sem o deslavado comportamento de muitos dos nossos representantes políticos em enriquecimento ilícito, riquezas exorbitantes para uma comunidade tão simples e trabalhadora que é a nossa.
    Enfim, que tal se abríssemos este espaço público, para refletirmos sobre causas maiores, e que constantemente estão a nossa volta e achamos "normal". Tipo,onde é que se "faz" um cidadão....(já dizia Leci Brandão) em sua poética definição do que é ser um professor.
    E finalmente, Felipe, não o conheço, mas você está de parabéns em oportunizar este espaço, de forma ilibada e ética.
    Pensemos nisso, ok!

    ResponderExcluir
  2. Concordo em número, grau e gênero cara Gioconda. E ainda acrescento a desvalorização de nossos artistas da terra. Quem conhece em Uruoca um incentivo seja ele qual for a cultura dos nossos repentistas e poetas, por exemplo? Essa, aqui digo,é uma cultura realmente do município e riquíssima! Digo realmente por que para mim o conceito de cultura não se enquadra em um "implante" de um festival, já que todos sabemos que o Festival de Quadrilhas de Uruoca foi "implantado" pelo governo municipal anterior. E mais, esses "rios de dinheiro" gastos traz mesmo o que para nosso município? Podem até dizer que gera lucro e renda, devido os visitantes que vem a se divertir, mas será que isso paga o alto devaneio de nossos jovens? Consumo excessivo de álcool e droga que só tende a aumentar nos últimos 10 anos. Por que não gasta essa verba com a recuperação e prevenção da entrada de nossos jovens nesse mundo? Ou será melhor incentivá-los e se possível até bancar as bebedeiras e "algo mais" para eles. Sim por que assim e somente assim estão a cativar os jovens.Por que não se preocupar com essa juventude? A..., mas há sim preocupação, preocupação de enviá-los para serem peões na GRENDENE de Sobral. E por que? Simplesmente por que nosso município não tem políticas publicas voltadas para a juventude, de forma que possibilite sua estadia aqui na "terrinha". E isso não vem de 2009 pra cá não, isso vem já a mais de 10 ou 20 anos. Voltando ainda para o evento, é válido lembrar para onde é que vai os prêmios? Sim por que em sua maioria vão para as cidades da região. E o que se tem feito para melhor desenvolver e articular as quadrilhas locais, de forma que venhamos a conquistar esses prêmios e assim melhor desenvolver. Ou seja apenas markting! E desenvolvimento cultural local que objetivado pelo Ministério da Cultura, nada!

    Abraço irm@s uruoquenses!
    Desse que muito ainda tem a indagar...

    ResponderExcluir
  3. Não mim admira muito, meu comentário ter sido censurado. Cader a liberdade de expressão? quando falei em meu comentário que foi oprimido, omitido, só tava expressando o que vivir.

    ResponderExcluir
  4. como outros já comentaram,o festival de quadrilhas não vem acontecendo apenas nesta gestão,pois ele estar apenas dando uma continuação,e mesmo isso não nos traz nada tão interessante,o que aviões vai trazer de tão importante assim para esse povo criticarem tanto,será se vai mudar o comportamento dessa cidade,pois para mudar essa cidade não precisando apenas do prefeito mais da sociedade em si,pois não é isso que estar acontecendo pois alguns dos conterrâneo não estam deixando o atual prefeito trabalhar pois alguns já tiveram a sua oportunidade porque não deixar ele trabalhar em paz,pois não estar prejudicando apenas ele mas toda a sociedade.pois aquele que é humilhado um dia será exaltado.

    ResponderExcluir