domingo, 13 de fevereiro de 2011

CEARÁ CORRE RISCO DE SOFRER EPIDEMIA DE DENGUE

  Crianças estão mais vulneráveis a casos potencialmente graves de dengue. É o que alertam especialistas da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O retorno do tipo 1 da doença, que desde a epidemia de 1994, não circulava no Ceará, foi o que levou a esta realidade. Manoel Fonsêca, coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria, não descarta que o Ceará venha a sofrer uma epidemia da doença. "Pode ser que tenhamos surtos epidêmicos não só em Fortaleza, mas em vários municípios do Estado", revela. Em janeiro de 2011, foram 157 notificações, número quase cinco vezes maior que no mesmo período do ano passado, quando 34 quadros clínicos suspeitos de dengue foram registrados. Este ano, pais e mães deverão estar atentos, pois em crianças o vírus está se manifestando de maneira diferente quando acomete os adultos.
Diário do Nordeste
Comentários
1 Comentários

1 Comentários:

  1. Pois é, esta é uma situação que devemos todos nos envolver. Pois por exemplo aqui em Uruoca não temos a "DOENÇA", contudo, temos o mosquito! E que nos assusta! Além do que temos a doença nas cidades vizinhas, tanto ao norte com ao sul...
    Aí entra meu apelo: Vamos Juntos vencer esse danadinho!
    Nossa parte estamos tentando fazer...
    Só questão de informação:
    O índice de infestação em nossa cidade é de 3.68 %, isso quer dizer que estamos em alerta, pois o que o MS preconiza é <1%.
    A secretaria desde ano passado vem intensificando os trabalhos ao combate a dengue. Vem sendo alertado através de "caminhadas na guerra contra dengue", onde nas sextas nos deslocamos ao bairro que estiver com o índice de infestação mais alto, para uma conscientização. Além dos Agentes em Endemias que vem borrifando as casas que estão positivas, usando o abate nos depósitos d'agua, distribuindo boínas e telas. Foi contratado mais um agente e também solicitado junto a CRES de Sobral o "Carro Fumacê". Isso só como apoio, pois a estratégia mais inteligente no combate ao vetor é sermos vigilante sempre.
    "Combater a Dengue é Dever de Todos"
    Adriana do Vale

    ResponderExcluir