quarta-feira, 5 de maio de 2010

Termina hoje prazo para tirar o Título de Eleitor

Em Uruoca, a solicitação para retirada do título eleitoral ou para fazer transferência de domicílio está sendo realizada no Cartório Eleitoral no Fórum da Comarca de Granja.
Termina hoje o prazo para solicitar o título de eleitor, transferência de domicílio e para revisar os dados eleitorais. A solicitação do título e as atualizações de dados podem ser feitos também pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para concluir o procedimento o eleitor deve comparecer a um cartório eleitoral, no prazo de cinco dias corridos, portando os originais e as cópias dos documentos solicitados no cadastro online, além do número de protocolo gerado. Quem não se apresentar pessoalmente no cartório, dentro do prazo, terá o processo cancelado. Segundo o TSE, os eleitores com domicílio no exterior são obrigados a votar ou justificar o voto nas eleições para presidente da República.
Para votar fora do País, os cidadãos devem se cadastrar em uma embaixada ou consulado brasileiro ou em qualquer cartório eleitoral no Brasil. Quem não cumprir a obrigação ficará impedido de obter passaporte ou identidade, além de ficar impossibilitado de requerer qualquer documento a repartições diplomáticas no exterior, entre outras restrições. Para tirar o título é necessário apresentar documento de identidade, comprovante de endereço recente e comprovante de quitação militar -no caso de homens com idade entre 18 e 45 anos. No caso de transferência, o eleitor levar o título de eleitor, os comprovantes de votação ou justificação de eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência.
A Justiça Eleitoral informou que passaporte e carteira nacional de habilitação não são documentos válidos para o registro.
O voto é facultativo para analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70. Quem completar 16 anos até 3 de outubro poderá votar nas eleições deste ano - que elegerão presidente, governadores, deputados estaduais, federais, distritais e senadores. O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário