quinta-feira, 2 de julho de 2009

Banner Maker

 
Estação Ferroviária.jpg
E. F. de Sobral (1894-1909)
Rede de Viação Cearense (1909-1975)
RFFSA (1975-c.1980)
URUOCA
Município de Uruoca, CE
Ramal de Camocim - km 297,904 (1960) CE-3858
Inauguração: 10.01.1894
Uso atual: fechada com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1892

HISTORICO DA LINHA: O ramal de Camocim originalmente foi o trecho inicial da E. F. do Sobral (Camocim-Sobral), aberto nos anos 1881 e 1882. Em 1909, toda a E. F. de Sobral foi juntada com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, mas, em 1950, com a ligação de Sobral a Fortaleza pelo ramal de Itapipoca, o trecho Sobral-Camocim passou a ser um ramal apenas, saindo da linha Norte, formada a partir de então. Trens de passageiros percorreram o ramal até 1976. A linha foi então desativada e, embora oficialmente tenha sido erradicada em 1994, seus trilhos foram retirados bem antes dessa data.

A ESTAÇÃO: A estação de Riachão foi inaugurada em 1894, mas já estava pronta desde 1892. Nos anos 1940 teve o nome alterado para Uruoca. Pequena e simpática, depois de desativada por volta de 1980, tornou-se centro de artesanato local, mas fechou. Apesar de fechada há um ano (em 12/2006), aguardando uma posição do governo do município, está exemplarmente preservada.  

(Fontes: Ney Robinson; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980)
Comentários
8 Comentários

8 Comentários:

  1. Parabéns por preservá-la integralmente com todas características originais,a estação é um símbolo maior,pois foi onde tudo começou, mostrando com isso que povo de Uruóca tem cultura.

    ResponderExcluir
  2. Porque tiraram a identidade da Estação (nome)?

    ResponderExcluir
  3. Sr. prefeito faça alguma coisa por esta cidade, faça uma reforma e inalgure novamente este marco historico de uruoca, não mais como centro artezanal e sim como centro cultural. pois ela em si ja faz parte desta cultura.

    ResponderExcluir
  4. Francisco Rodolfo Ferro Pessoa17 de janeiro de 2011 às 11:39

    Sugiro a colocação de uma foto com tomada frontal do prédio de modo a se visualizar a data gravada (1892). Abraços e parabéns pelo blog do qual sou frequentador assíduo.

    ResponderExcluir
  5. sugiro a colocação do nome da cidade e o ano do prédio, pois quem passa fica informado. parabens pelo portal, eu que sou filho da terra, embora decepcinado com fatos antes acontecidos e não registrados, como por exemplo: quem colocou energia, calçamento, sinais de TV, projeto rondon, tudo isso foram obras pioneiras e que parece a memória não é registrada.

    ResponderExcluir
  6. somente agora tomei conhecimento do portal, estou adorando ver nossa terrinha divulgada, matando as saudades, apesar de ter mudado bastante; saí na minha adolescencia, na época que só tinha o grupo escolar, Escolas Reunidas de Uruoca e o Patronato, os clubes, o Céu e o Inferno, no tempo das tertúlias de radiola, enfim uma época maravilhosa, que marcou nossa infância e adolescencia.
    Gostaria de sugerir, que tal vc criar um espaçozinho pro pessoal das antigas, tipo um ponto de encontro; porque temos tantos conterrâneos queridos que perdemos de vista ao longo de todos esses anos e de repente poder reencontrá-los através do blog, seria bem bacana.
    Felipe, obrigada e parabéns.

    ResponderExcluir
  7. A Estação deveria ser um memorial da cidade, o qual contaria nossa história e não um centro artesanal que na minha opinião deveria funcionar na casa de cultura.

    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  8. francisco c.cunha pessoa23 de fevereiro de 2011 às 21:43

    Continua linda a velha estaçao de trem, foi em 1957 que parti para Fortaleza para servi na Marinha , e nunca mais voltei, fiquei encantado com as fotos de Uruoca. Afirmo que vou visitar-la em breve.

    ResponderExcluir